Sorocaba / SP
contato@mctur.com.br (15) 99669-3600

Destinos Para Saúde e Bem-Estar

3 Curtidas. 212 Visualizações

Venha descobrir os destinos onde a atração principal é o cuidado com o corpo e a mente! 

Em um mundo cada vez mais acelerado e conectado, a busca pelo equilíbrio e bem-estar tornou-se uma prioridade para muitos viajantes. É nesse contexto que o turismo de saúde emerge como uma tendência poderosa, oferecendo não apenas destinos de beleza natural deslumbrantes, mas também serviços e experiências projetados para promover a saúde física, mental e espiritual dos visitantes.

No post de hoje, mergulharemos nos destinos turísticos que vão além do tradicional, destacando locais nacionais que são verdadeiros santuários de rejuvenescimento e revitalização. Se você está buscando escapar da rotina estressante e investir em seu bem-estar, prepare-se para explorar destinos que oferecem uma combinação única de cenários deslumbrantes, terapias holísticas, alimentação saudável e atividades revitalizantes. 



ÁGUAS TERAPÊUTICAS


Na antiguidade os romanos difundiram a prática dos banhos por todo Império. No Brasil, tribos nativas conheciam propriedades curativas das águas. No século XVIII. em Minas Gerais, foram descobertas águas que tinham o poder curativo comprovado por experiências práticas e que eram relacionadas ao mundo religioso, sendo, por isso, consideradas sagradas e milagrosas.


São Paulo:


Águas de Lindóia: Cidade que faz parte do “Circuito das Águas Paulista”, está a 185 km da capital. Em 1909, o médico Dr. Francisco Tozzi, realizou estudos e identificou o poder curativo das águas locais que já era conhecido na época dos bandeirantes e tropeiros que por ali passaram rumo ao planalto goiano.

Inaugurado em 1959, o Balneário Municipal de Águas de Lindóia, construído exatamente sobre as fontes de águas quentes com suas águas radioativas, passou a receber um número expressivo de visitantes que buscam o tratamento para males como cálculos renais, ácido úrico, eczemas, cefaléia, artrites, reumatismos e problemas circulatórios, através de banhos de imersão, massagens, piscinas de água mineral, ducha escocesa, banho de argila, banho de Stangerbad, hidromassagem, entre outros.


Águas de São Pedro: A pequena cidade de Águas de São Pedro, localizada a 170 km da capital, é um oásis de paz. As águas minerais foram descobertas durante a tentativa de encontrar petróleo na região. Segundo estudos, essa água tem o poder de curar reumatismos e outras enfermidades da velhice, sendo chamada de “Fonte da Juventude”.

Em Águas de São Pedro, as fontes são compostas por três tipos de águas medicinais que eliminam dores físicas e conferem o bem-estar. Além do mais, emergir em qualquer uma delas ameniza doenças, tais como problemas no intestino e no fígado, reumatismo, alergias, problemas respiratórios, dores musculares e inflamações.



Minas Gerais:

O Circuito das Águas de Minas , em meio a Serra da Mantiqueira, é composta por 14 municípios no sul do estado, que abrigam 37 fontes termais curativas.


Caxambu: A cidade conta com um fenômeno surpreendente pela diversidade química das águas, que afloram na pequena área de 210 mil metros quadrados, que constitui o “Parque das Águas”. No início da década de 2020, 12 fontes foram construídas.

Por conta de suas várias fontes com propriedades medicinais, apelidadas de “Águas Santas”, a cidade é considerada o maior potencial hidromineral do mundo. O Balneário de Hidroterapia que fica dentro do parque erguido há mais de um século, e nas construções históricas que já existiam e integram o complexo. Vitrais, pinturas, o hall principal, pisos e azulejos foram restaurados. As saunas foram reconstruídas, os serviços como Ducha Vichy, Ducha Escocesa e Banho Turco foram modernizados, contando também com banheiras de hidromassagem e piscina de hidroterapia.


Águas de São Lourenço: São nove os tipos de águas encontradas no Parque das Águas, na cidade de São Lourenço, tendo cada qual propriedades diversas.

Com sabor agradável, e suavemente gasoso, a água da Fonte Oriente é engarrafada  desde os anos 1890. A água é amplamente distribuída no tratamento de problemas renais e digestivos.

Em uma das fontes brotam águas ferruginosas, com sabor forte, ideais para o tratamento de anemia, anorexia e, por conter ferro, é indicada também para quem sofre de cansaço e fadiga. Em outra, as águas apresentam lítio em sua composição, tornando seu sabor muito intenso. Ótima para o tratamento de depressão e estresse, além de tratar alergias.

As fontes ficam espalhadas pelo parque, em meio a jardins e lagos, e podem ser encontradas águas que ajudam no tratamento da diabetes e problemas no intestino. Boa também para tratamentos dermatológicos, respiratórios e sinusite. O destaque fica para a fonte da beleza que, embora seja indicada para problemas gástricos e renais, na França, o líquido também é usado para tratamentos estéticos.



LAMA E AREIA


Os banhos de lama são uma das mais antigas terapias de cura e beleza. Rico em minerais, já era usado popularmente pelos antigos gregos para manter o aspecto saudável da pele e eliminar as toxinas acumuladas. Ao longo dos tempos, estudos comprovaram eficiência também para diminuir enfermidades como artrite e artrose, entre outras.


Dunas de Marapé (Jequiá da Praia-AL): A apenas 63 quilômetros da capital do estado, Maceió, estão as Dunas de Marapé, próximas ao município de Jequiá da Praia. Como uma tapeçaria dourada, esculpida pelo vento e o tempo, emergem como um espetáculo impressionante da grandiosidade da natureza.

Do povoado de Duas Barras saem os barcos que fazem passeios pelo manguezal do rio Jequiá, para o banho de argila. Além de sua beleza, a argila encontrada nos mangues tem surtido um efeito positivo contra doenças articulares, como artrite, artrose e reumatoide.

A lama dos mangues possui propriedade terapêutica, trazendo melhorias para a pele, deixando-a mais viçosa e macia.


Sepetiba (RJ): Cerca de 75 km separam o centro do Rio de Janeiro até Sepetiba. O clima da cidade do interior atrai pela recepção dos moradores, pela comida gostosa dos restaurantes e pelo ar bucólico da pracinha, onde, inclusive, foram feitas as gravações da novela global “O Bem Amado”, de 1973.

A lama encontrada na Baía de Sepetiba é comparada a de Liman, no Mar Negro, composta por um pouco de enxofre, sílica, magnésio, óxido de potássio, óxido de ferro, de alumínio, de titânio e cálcio; excelente para o tratamento de reumatismo, caspa, eczemas, calvície, rugas, males da pele e cútis.


Peruíbe (SP): Peruíbe, localizada no litoral Sul do Estado de São Paulo, é conhecida por suas belas praias e águas cristalinas. É um destino turístico popular para quem procura um refúgio tropical.

As riquezas naturais de Peruíbe vão além das belíssimas paisagens naturais e da exuberante Estação Ecológica Juréia-Itatins. A lama negra de Peruíbe também é atração por suas propriedades terapêuticas, dermatológicas, antialérgicas e anti sépticas.

 Chamada de fangoterapia (aplicação da lama para efeitos terapêuticos) é muito utilizada em países da Europa e Ásia. A lama negra de Peruíbe é formada a partir de substância argilosa de origem marinha depositada em depressões no fundo do mar há mais de 120 mil anos.

Quem visita o Lamário Municipal pode desfrutar de aplicações de máscara facial, por um valor simbólico. Os visitantes podem também adquirir produtos à base da lama, como shampoos, sabonetes e cremes.



HOSPEDAGENS PARA FICAR ZEN:


Há pousadas e hotéis com foco na interação de seus hóspedes com a natureza, e com atividades voltadas para a busca do equilíbrio interno e terapias holísticas.


Pousada Ponto da Luz (Joanópolis-SP): A Ponto da Luz está localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e tem como objetivo conectar o hóspede com a natureza juntamente com boas práticas ligadas à saúde, incluindo a meditação. O hotel holístico imerso na natureza oferece comida vegetariana, sessões de meditação, yoga e terapias que vão de massagens a constelação familiar.


Pousada Recanto da Grande Paz (Alto Paraíso de Goiás-GO): Localizada em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiro, é ideal para quem busca um espaço silencioso em meio a natureza, o único “barulho” ouvido são dos pássaros da Chapada, inclusive das araras que fazem voos rasantes pelos jardins do local.

Os hóspedes podem desfrutar de atividades relaxantes, diversas terapias holística e massagens, aproveitar a piscina e a natureza ao redor e descansar a mente.


Jurema Águas Quentes (Iretama-PR): O complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes reúne dois resorts - Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort - e está localizado em Iretama, no Paraná.

Um oásis da natureza construído em meio a 3,4 milhões de metros quadrados, os resorts somam 336 apartamentos e oferecem infraestrutura e atrações que buscam promover de forma integrada a diversão, além de terem espaços direcionados ao lazer, esportes, entretenimento e relaxamento.


Ecohar Yoga (Maragogi-AL): Com yoga até no nome, essa hospedagem é perfeita para quem quer renovar as energias por completo. Em frente à praia de Maragogi, com quartos com vista privilegiada para o mar turquesa, é um local perfeito para relaxar junto ao mar.

São oferecidas aos hóspedes aulas de meditação e yoga, além de desfrutar da culinária vegetariana e natural do local.


Transamerica Resort Comandatuba (Comandatuba-BA): Considerado um dos mais desejados resorts de ilha do mundo, o Transamerica Resort Comandatuba é o local perfeito para quem quer viver bem, aproveitar bem e comer bem, com regime “all inclusive”.

Com a opção de apartamento e bangalôs, localizados entre o coqueiral, praças e jardins, o contato com a natureza é constante, além da praia paradisíaca e mar transparente e tranquilo.



E aí? A fim de conhecer este destino memorável? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99669-3600 ou pelas nossas redes sociais e descubra o que temos a oferecer. Até logo!


PUBLICADA EM: 04/07/2024 15:02:37 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Mundo Color Personnalité



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

MUNDO COLOR PERSONNALITE AGENCIA DE VIAGENS E TURI
CNPJ: 31.696.755/0001-04

Últimos posts

Endereço e contatos

Rua Voluntarios de Sorocaba, 46 
Centro - Sorocaba / SP
CEP: 18035-290

(15) 99669-3600
(15) 99669-3600

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.