Sorocaba / SP
contato@mctur.com.br (15) 99669-3600

Conhecendo os Estados Unidos Sobre Rodas

1 Curtidas. 297 Visualizações

Que tal conhecer o território americano de uma forma diferente? 

Uma viagem de motorhome está diretamente ligada à experiência. Mais do que buscar por algo prático e econômico, quem planeja um roteiro pelas estradas dos EUA tem a oportunidade de observar paisagens espetaculares, dormir em lugares remotos, conhecer destinos que não iria em um passeio tradicional, conectar-se a outras pessoas e aproveitar dias de convivência com memórias inesquecíveis. E o que é melhor: tudo isso com comodidade e segurança.

Uma das primeiras informações que quem deseja viajar de motorhome deve saber é que, nos EUA e no Canadá, eles são chamados de RV (Recreational Vehicle, do português Veículo Recreativo). Há vários modelos disponíveis, que se adaptam aos mais diversos tipos de viajantes, como famílias, casais e grupos de amigos.

De forma geral, a viagem de motorhome mescla a diversão de uma road trip com o conforto de uma casa. Você tem à disposição energia elétrica, ar-condicionado, geladeira, cama com colchão, um excelente porta-malas e a oportunidade de adaptar o trajeto como bem entender, diariamente.


Aluguel, Retirada e Documentação:


Retirada do Veículo:

Ao chegar em uma base de aluguel de automóveis para retirar o motorhome, o viajante deve apresentar os documentos requeridos, assinar um contrato e obter as informações a respeito de uso, manutenção e limpeza do veículo. Manuais e vídeos são disponibilizados com antecedência para facilitar a visualização.


Licença para Dirigir:

A carteira nacional de habilitação (CNH) do tipo B, no Brasil, pode ser usada para alugar e dirigir motorhomes nos EUA e no Canadá - até mesmo os maiores, de 30 pés. Ela tem que estar válida e, pelas leis locais, os condutores precisam ser maiores de 21 anos. É recomendável viajar com a licença física, pois a digital não costuma ser aceita no exterior.


Passaporte e Visto: 

Para entrar nos EUA é necessário ter passaporte e visto válidos - inclusive em caso de conexão. Por isso, antes de tudo, verifique se seu visto possui uma data de validade distante da viagem e  se ainda não possui, providencie com antecedência.



Seguros, Combustível e Pedágios:

As despesas básicas de uma viagem de motorhome incluem seguro, combustível, taxas e pedágios.


Seguro:

O seguro é fundamental e normalmente está incluso na maioria dos pacotes de empresas voltadas à locação dos veículos. Jamais faça uma viagem em um motorhome sem estar assegurado!


Combustível:

O combustível nos EUA é vendido em galões - cada um tem 4,54 litros. Os motorhomes, em sua maioria, são movidos à gasolina, cujo galão pode custar de US$3 a US$6,50, dependendo do destino. É comum retirar o motorhome com metade do tanque abastecido e, na devolução, o nível deve ser o mesmo. O cliente pode dispensar esse procedimento ao pagar uma taxa extra na hora de retirar o veículo.


Pedágio:

Nem todos os estados dos EUA cobram pedágios, mas muitos, sim. Vale ressaltar que o pedágio eletrônico está se tornando cada vez mais comum por lá. Algumas estradas não têm a opção de pagar localmente em dinheiro. Em vez disso, uma foto da placa do veículo é tirada e usada para avaliar as taxas, cujos motoristas são responsáveis por pagar. Em alguns casos, um processo chamado “Reassignment” é usado pelas empresas de locação, que transferem os dados à autoridade relevante. Essa, por sua vez, cobra diretamente para os clientes. A vantagem nesse processo é a prevenção de quaisquer encargos administrativos. Para todos os outros casos, a empresa locadora paga a autoridade de pedágio ou a agência e adiciona uma taxa administrativa no cartão de crédito do cliente.



Como é Dirigir um Motorhome:


Dirigir um motorhome não é muito diferente de um carro de passeio. Inicialmente, é preciso se adaptar aos volantes e pedais. Bastam alguns minutos, porém, para estar familiarizado com a estabilidade e a visibilidade.

Algumas das medidas práticas são abrir um pouquinho mais para fazer curvas e tomar cuidado em manobras. Ao dar marcha ré, por exemplo, é recomendável ter alguém do lado de fora do veículo para ajudar.

Uma vez ao volante, uma dica valiosa é se desconectar dos possíveis ruídos provocados pelos utensílios domésticos na parte traseira do veículo. O balanço é normal, mas ainda assim é fundamental posicionar tudo corretamente nos compartimentos e verificar se todas as portas estão devidamente fechadas antes de começar a viagem.

Quilometragem:

A recomendação é rodar, no máximo, 150 milhas (241 km) por dia. Esse é o tempo ideal para aproveitar o passeio e estipular paradas para checar os níveis de abastecimento.



Campings, Estacionamentos e Aplicativos:

Nos EUA, não é permitido estacionar o motorhome em qualquer lugar, sobretudo para passar a noite. É preciso procurar por locais específicos, como RV Parky, iOverlander, Park4night, The Dirty e Hipcamp. Neles, dá para pesquisar por localização, ver avaliações e descobrir as características dos campings.


Campings:

Os principais tipos de campings disponíveis nos EUA são:


Camping Seco (Dry Camping ou Free Camping): Não oferece conexões diretas para água, esgoto ou eletricidade. Geralmente, são gratuitos, porém rústicos e localizados em áreas remotas, como parques nacionais.


Camping com Água e Eletricidade (Water and Electric Hookup): Oferece pontos de conexão para água corrente e eletricidade em todas as vagas, mas não esgoto (alguns deles contam com um ponto central para despejo de detritos).


Camping com Conexão Completa (Full Hookup): Conta com conexões diretas para água, esgoto e eletricidade em todas as vagas. Assm, dá para abastecer os tanques de água fresca, descarregar os detritos e conectar-se à eletricidade. Alguns destes campings podem oferecer wi-fi, banheiros com chuveiros, lavanderias e até mesmo piscinas.



Roteiros para se Inspirar:


Califórnia:

  • Comece em San Francisco e passe pela icônica Golden Gate Bridge.

  • Dirija pela Pacific Coast Highway (Highway 1) até Carmel-by-the-sea, Monterey e Santa Monica, desfrutando de vistas deslumbrantes.

  • Continue até Los Angeles e explore atrações como a Calçada da Fama e os estúdios de cinema.

  • Visite parques nacionais, como Yosemite e Joshua Tree.


Flórida:

  • Inicie viagem em Miami e explore as belas praias de South Beach.

  • Dirija até Everglades e faça um passeio de barco para observar aligators.

  • Siga para os parques de Orlando, como Disney World, Universal e SeaWorld.

  • Na costa oeste da Flórida, visite Tampa, St. Petersburg e Clearwater.


Utah e Arredores:

  • Comece em Salt Lake City e faça uma visita à famosa Temple Square.

  • Explore parques nacionais como Zion, Bryce Canyon e Arcos.

  • Dirija até o monument Valley para observar as formações rochosas.

  • Continue até o Grand Canyon, na fronteira entre Utah e Arizona.

  • Finalize a viagem em Yellowstone, que se estende por Wyoming, Montana e Idaho.



E aí? A fim de viajar pelos EUA de maneira inusitada? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99669-3600 ou pelas nossas redes sociais e descubra o que temos a oferecer. Até logo!


PUBLICADA EM: 01/08/2024 11:03:07 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Mundo Color Personnalité



Nossa empresa

Logomarca do rodapé

MUNDO COLOR PERSONNALITE AGENCIA DE VIAGENS E TURI
CNPJ: 31.696.755/0001-04

Últimos posts

Endereço e contatos

Rua Voluntarios de Sorocaba, 46 
Centro - Sorocaba / SP
CEP: 18035-290

(15) 99669-3600
(15) 99669-3600

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.