Dicas de Aeroporto: 15 Hacks para sua Viagem
Agora você não passa mais perrengue na viagem!
Nada melhor do que viajar, mas às vezes isso inclui passar muito tempo no aeroporto esperando seu voo por conta de conexões longas, atraso nos voos ou cancelamentos, por exemplo. Apesar de ser algo desafiador, com um pouco de criatividade e algumas dicas práticas, você pode transformar essa espera em uma experiência agradável e até mesmo divertida! Seja para sua primeira viagem internacional ou até mesmo voos nacionais recorrentes, confira as melhores dicas de aeroporto que todo viajante deve saber.
1. Leve seu carregador e cabo
Para garantir que as baterias do seu celular e equipamentos eletrônicos estejam cheias ao chegar no destino, leve seus carregadores e cabos na mala de mão. A maioria dos aeroportos e mesmo aviões possuem tomadas ou entradas USB (do tipo A) disponíveis para uso. Mas antes de conectar seu aparelho em qualquer porta de entrada, aqui vão algumas dicas para garantir a segurança do seu equipamento no aeroporto, evitando que ele seja invadido por hackers:
Dê preferência em utilizar a tomada ao invés de carregar seus equipamentos via portas com entrada USB;
Ao usar cabo, utilize um adaptador que bloqueie o acesso aos dados durante o carregamento ou compre um cabo USB que transmita apenas energia (sem transmissão de dados).
Use apenas seus equipamentos, evite pegar carregador ou cabo emprestado de estranhos.
Dica extra: Tenha um carregador com entrada múltipla. Dessa forma, se as tomadas estiverem ocupadas você pode carregar em conjunto com outra pessoa.
2. Leve seu carregador portátil
O carregador portátil garante que você consiga carregar seu celular e equipamentos com segurança mesmo que todas as tomadas do aeroporto estejam sendo utilizadas. É prático e seguro, mas claro, não esqueça de levá-lo carregado de casa!
3. Leve uma garrafa de água vazia e escova de dentes
Além de sustentável e econômica, a garrafa te ajuda a passar pela inspeção de segurança independentemente da restrição de líquidos em voos nacionais ou internacionais. Todo aeroporto possui bebedouro (geralmente próximo ao banheiro), você pode encher sua garrafa lá após passar pela inspeção. Da mesma forma, prepare-se para uma conexão longa ou quaisquer imprevistos tendo sempre uma troca de roupa na sua mala de mão e um kit de higiene pessoal com escova de dentes, creme e fio dental, desodorante e lenços umedecidos. Protetor labial, máscara de dormir, protetor auricular e álcool em gel também são excelentes companheiros de viagem.
4. Viaje vestindo suas roupas de maior volume e peso
Evite gastos com excesso de peso de bagagem: organize sua mala como um profissional e vista as roupas de maior volume e peso no aeroporto. Você pode inclusive aproveitar uma das blusas para fazê-la de travesseiro enquanto descansa da viagem e dorme no aeroporto ou no avião.
5. Faça seu pedido de comida com antecedência
Imagina chegar ao aeroporto, sentar e comer sem ter que aguardar em filas para fazer seu pedido e pagamento? Sim, é possível! Esse serviço está disponível em alguns aeroportos pelo mundo, você faz o download do aplicativo do aeroporto, faz seu pedido, efetua o pagamento e pode retirar ou receber sua comida no seu portão de embarque. Alguns aeroportos onde esse serviço está disponível:
RIOGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro.
Grab – Aeroportos em países como Inglaterra, Suíça, Finlândia, Noruega, México e em diversos lugares dos Estados Unidos, tal qual Aeroporto Internacional de Miami (MIA), Aeroporto de La Guardia (LGA) em Nova York e Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX).
Skyharbor – Aeroporto Internacional de Phoenix Sky Harbor (PHX), nos Estados Unidos.
Heathrow – Aeroporto de Londres Heathrow (LHR), na Inglaterra.
6. Reserve facilidades para pessoas com deficiência
Faça sua reserva com antecedência e informe a companhia aérea sobre suas necessidades caso seja ou esteja viajando com uma pessoa com deficiência. Isso facilitará e agilizará seu processo de check-in e embarque, fazendo o tempo no aeroporto ser mais confortável e tranquilo.
7. Reserve seu lounge e sala VIP no aeroporto
Nos períodos de alta temporada, como férias escolares e feriados, os lounges e salas VIP dos aeroportos podem atingir sua capacidade máxima de visitantes. Para garantir sua entrada não esqueça de reservar com antecedência. Conheça algumas salas VIP em alguns dos aeroportos mais visitados pelos brasileiros: Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), Aeroporto Internacional de Miami (MIA), Aeroporto de Lisboa (LIS).
8. Check-in online
Ganhe tempo, além da possibilidade de escolher o melhor assento do avião fazendo seu check-in online. O acesso ao check-in normalmente está disponível 48h antes do seu embarque, se precisar, efetue a compra do despacho da mala com antecedência para economizar dinheiro, já que o valor é maior no aeroporto. Veja como fazer o check-in do seu voo na Azul, Latam e Gol.
9. Confira o tempo de permanência permitido para carros no embarque e desembarque
Vai de carro para o aeroporto, mas sempre paga muito pelo estacionamento? Geralmente um valor por hora é cobrado a partir de 15 minutos de permanência na área de embarque e desembarque. Para evitar os altos preços, em alguns aeroportos já é possível reservar uma vaga com antecedência pela internet e pagar um preço fixo mais econômico, como no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Já em Glasgow, até mesmo os primeiros 15 min custam £ 5, com isenção apenas para veículos elétricos pré-registrados. Por isso, vale ingressar pelo Long Stay Parking, mais distante, mas que não cobra os primeiros 30 minutos e ainda conta com um ônibus gratuito para o terminal.
10. Verifique as facilidades gratuitas disponíveis no aeroporto
Existem diversas gratuidades disponíveis no aeroporto, desde wifi por tempo limitado, até bibliotecas, tours guiados, aula de yoga, massagens e espaço de descanso para pets. No Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), por exemplo, todo passageiro tem direito a 2 sessões de 2 horas de Wifi. No exterior, o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos Estados Unidos, oferece aulas gratuitas de yoga para se alongar enquanto espera seu voo. No Aeroporto Changi (SIN), em Singapura, ou no Aeroporto Internacional de Incheon (ICN), na Coréia do Sul, aproveite para conhecer alguns pontos turísticos através dos passeios guiados oferecidos gratuitamente.
11. Compre itens de higiene e retire-os no durante a viagem no aeroporto
Uma dica de aeroporto que todo viajante que transita frequentemente pelo Reino Unido deve saber é que a empresa Boots vende produtos de higiene com preços justos, em tamanho grande, e os entrega em 15 aeroportos. Esta é uma excelente alternativa para quem vai fazer uma viagem longa e quer levar produtos mais pesados (que elevarão o peso da bagagem de mão) ou evitar as restrições de líquidos (aquele clássico limite de até 100 ml por embalagem). Basta reservar os produtos com 5 dias de antecedência e solicitar a entrega em alguma loja do terminal de embarque depois da sala de segurança. Vamos torcer para que esta iniciativa vire tendência e logo seja uma realidade no mundo todo, não é mesmo?!
12. Não confie no wifi
Sempre faça download do seu cartão de embarque, documentos importantes, séries e músicas favoritas em casa. Nem sempre o wifi do aeroporto vai funcionar e isso pode atrapalhar sua viagem. Em relação aos documentos e comprovantes de vacina, por exemplo, a dica é manter cópias digitais em uma pasta na nuvem.
13. Encontre um lugar para dormir no aeroporto
Sua viagem inclui uma longa conexão no aeroporto? Descubra quais os melhores lugares do aeroporto para dormir ou dar aquela cochilada enquanto aguarda seu voo com ajuda do site Sleeping in Airports. Pesquise pelo aeroporto do seu interesse e pegue dicas dos lugares onde pode descansar tranquilamente e esperar o tempo passar.
14. Mude seu relógio para o horário do seu destino
Apesar dessa ser uma funcionalidade automática em muitos dispositivos e celulares, é interessante alterar com antecedência o seu relógio para o horário do seu destino. Isso pode ajudar você a se adaptar com antecedência ao novo fuso horário e evitar ou diminuir o efeito de jet lag. Também é vantajoso no caso de viagens com conexões, já que a função automática apenas troca seu fuso horário com internet conectada e nem sempre dá tempo dessa atualização acontecer. E atenção: evite confundir os horários e perder o próximo voo!
15. Acelere sua passagem pela imigração
Facilite sua passagem pela imigração, alguns países têm processos que ajudam a evitar as filas e deixam tudo mais prático. O Global Entry, por exemplo, é um programa oferecido pelos Estados Unidos. É necessário se inscrever e pagar uma taxa antes de ser aprovado para poder “furar fila” nos principais aeroportos do país. O Aeroporto Internacional Indira Gandhi de Nova Deli (DEL), na Índia, está implementando uma solução de reconhecimento facial. O processo permite que você faça todas as etapas dentro do aeroporto (check-in, despacho de mala e embarque no avião) de maneira simples, rápida, sem contato ou uso de papéis. Basta baixar o aplicativo Digiyatra e fazer o seu cadastro.
E aí? Partiu pôr em prática o que você aprendeu hoje? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99669-3600 ou pelas nossas redes sociais e descubra o que temos a oferecer. Até logo!
PUBLICADA EM: 27/11/2024 10:50:35 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: SkyScanner
Categorias
Nossa empresa
MUNDO COLOR PERSONNALITE AGENCIA DE VIAGENS E TURI
CNPJ: 31.696.755/0001-04
Últimos posts
Dicas de Aeroporto: 15 Hacks para sua Viagem
Preciosa Sri Lanka
Links principais
Endereço e contatos
Rua Voluntarios de Sorocaba, 46
Centro - Sorocaba / SP
CEP: 18035-290
(15) 99669-3600
(15) 99669-3600